Seminário da Contratuh aprova Carta e defende política para o turismo

Nosso presidente Calasans e os diretos Rubens, Valdir e Jandaia no Seminário

Terminou quinta (29) o seminário relativo aos 30 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), à qual nosso Sindicato é filiado. O encontro reuniu em Foz do Iguaçu (Paraná) 250 delegados da entidade, de todos os Estados, para debater os desafios do setor frente ao novo cenário político.

Representaram o Sinthoresp nosso presidente Francisco Calasans Lacerda, o secretário-geral Rubens Fernandes da Silva e os diretores Antônio Luiz de Souza (Jandaia) e Valdir Farias.

Segundo Moacir Tesch, presidente da Contratuh, o ponto central dos debates foi a defesa de políticas para públicas para o turismo, a fim de aquecer o setor, com emprego e renda. Moacir defendeu mais qualificação profissional e se posicionou contra eventual submissão do Ministério do Turismo a outros órgãos estatais.

“Turismo deve ser política de Estado. E não podemos pensar em turismo no Brasil se não houver um órgão gestor. Tratada e comercializada como produto de boa qualidade, a atividade turística gera emprego e renda”, ele argumenta.

Presidência – A partir de 1º de janeiro, o presidente da Confederação será o paranaense Wilson Pereira. Moacyr ocupará a vice. O futuro presidente adianta: “Teremos um diálogo altivo e respeitoso com o empresariado e seremos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores. Queremos um turismo cada vez mais forte, com emprego de qualidade e melhores salários”.

Carta – Ao final, foi aprovada a “Carta de Foz”, que avalia o contexto político e chama atenção para a crise nacional. A “Carta” denuncia o desemprego, que atinge 14 milhões, e alerta para o fato de que cinco milhões de jovens tentam ingressar no mercado de trabalho. A resolução destaca também o potencial do turismo para gerar emprego e renda. Clique aqui e leia o documento na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *