SINTHORESP CONSEGUE REINTEGRAÇÃO NA APPLEBEE’S

Agência Sindical

Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade das medidas de restrição social, o setor de hotéis, bares e restaurantes foi um dos mais afetados. Entre março de 2020 e março de 2021, o segmento hoteleiro cortou mais de 10 mil postos de trabalho. Entra nesta lista a rede de restaurantes Applebee’s, que dispensou cerca de 15 empregados em abril deste ano.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Assemelhados de São Paulo (Sinthoresp), durante a fase crítica da pandemia, a entidade buscou negociar termos aditivos à Convenção Coletiva de Trabalho, de forma que os empregos fossem mantidos com redução de custos aos empregadores.

Apesar disso, a Applebee’s decidiu ignorar a Convenção e demitiu 15 funcionários. A partir daí, o setor de Assuntos Coletivos do Sinthoresp investigou, constatou o problema e convocou a empresa para esclarecimentos, sem êxito.

Em junho, o Sindicato ajuizou ação pública e, após recurso ordinário, foi julgado procedente pela 4ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP). Em 28 de julho, foi determinada a reintegração dos empregados.

De acordo com a gerente do setor de Assuntos Coletivos do Sinthoresp, Ethel Pantuzo, o caso da Applebee’s chegou através de uma denúncia anônima, mas, mesmo que não seja com anonimato, a entidade preserva a segurança dos trabalhadores.

Além disso, Ethel reforça que toda a categoria pode entrar em contato com o Sindicato a fim de defender seus direitos. “É importante que os trabalhadores que se sintam prejudicados ou tenham dúvidas, entrem em contato conosco. Seja por e-mail, telefone ou pessoalmente. O jurídico está à disposição da categoria”, afirma.

MAIS – Acesse o site do Sinthoresp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *