Diferenças entre Burger King e McDonald’s.

Por Financial Times

Tanto o McDonald’s quanto o Burger King vendem hambúrgueres preparados com grande rapidez. As comparações, por ora, podem parar por aí. A justaposição, sem dúvida, vem se mostrando indigesta para os acionistas do McDonald’s. Desde que os donos do Burger King, um grupo de investimentos em participações, listou as ações da rede em bolsa em junho de 2012, o retorno aos acionistas foi de 40%, mais que o triplo do observado no McDonald’s. Com menos da metade do número de lanchonetes e 10% do valor de empresa da “Casa do Big Mac”, expliquemos a “Casa do Whopper” como se deve: uma história de crescimento alimentada por uma execução excelente.

O balanço do Burger King divulgado anteontem foi mais um na série de ótimos trimestres da empresa. O lucro por ação aumentou cerca de 30%. A empresa concluiu sua passagem para um modelo puro de franquia – o que permite menos gastos de capital de sua parte, já que esses investimentos recaem sobre os donos das unidades. As vendas de lojas com mais de 12 meses caíram nos Estados Unidos e Canadá, enquanto o McDonald’s conseguiu mostrar crescimento doméstico de 0,7%. O Burger King, no entanto, mostrou crescimentos entre 2,1% e 3,7% nas vendas de lojas comparáveis na Ásia, América Latina e Europa, onde também aumentou o número de lanchonetes. O crescimento orgânico e do número de lojas, assim como a melhora nos custos, permitiram elevação de quase 17% no fluxo de caixa operacional. E com uma alavancagem bruta de quase cinco vezes na relação dívida sobre fluxo de caixa, o lucro líquido pode ser amplificado.

Enquanto o Burger King acertou a temperatura perfeita para sua chapa, o McDonald’s ainda está às voltas para encontrar um menu e preços adequados. Embora as duas redes estejam cautelosas quanto aos gastos dos consumidores dos EUA, o McDonald’s tem fraco crescimento nas vendas orgânicas fora do país. Por anos, o McDonald’s (assim como o Burger King, agora) conseguiu acertar na execução, como no caso de seus cafés especiais. Em algum momento, encontrará um ajuste certo. Portanto, Burger King, aproveite seu reinado. Mas fique atento à taxa de alavancagem. O gosto dos consumidores muda rápido. É só perguntar ao McDonald’s.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *