Primeiro dia de Seminário Nacional sobre política é um sucesso

 IMG_7750

O primeiro dia do Seminário Nacional sobre Questões Políticas, Sindicais, Econômicas e Sociais, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, no Dorisol Recife Grand Hotel, em Pernambuco, foi aberto pelo higienista ocupacional, Professor Dr. Luis Sérgio Lessi, que falou sobre a ética e as políticas sociais no Brasil e o comportamento e as mudanças sociais.
Ele apresentou a diferença entre moral e ética destacando que um indivíduo que age e pensa de forma ética é um ser social e coletivo, quando a moralidade trata da individualidade de cada um. O professor também deixou algumas reflexões importantes para o período pré-eleições. “O meio sindical tem por obrigação refletir tudo que foi discutido aqui e aplicar essas ideias e praticas éticas nas eleições que estão chegando. O que é esse indivíduo que eu vou escolher? Ele é um ser social? Ele é um ser ético? Será que, se eu votar em uma pessoa que não tem a retaguarda ética, também não estou me tornando um ser antiético? Este candidato reflete as mudanças que eu quero na sociedade? Este é o grande momento de reflexão”, destacou.
Com o auditório do Dorisol Hotel lotado, na sequência o Mestre em educação, Professor Erledes Elias da Silveira, conduziu a segunda palestra do dia falando sobre a importância da efetiva participação do movimento sindical na política geral. “Temos de discutir a política porque entendemos que esse é um dos compromissos que o movimento sindical tem que ter em mente. Não dá pra fazer um movimento sindical sem política. Isso tem de ser discutido sempre e não apenas em época de eleição. As transformações e as mudanças só vão acontecer por meio das leis, e as leis são feitas pelos parlamentares, pela política. Nós precisamos estar inseridos nesse processo”, afirmou.
Ao final das palestras os presentes puderam fazer perguntas e continuaram os debates sobre os temas. Para o presidente da CONTRATUH, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, “foi uma realização ver um auditório repleto de pessoas interessadas em aprender e tomar uma decisão consciente nas próximas eleições. Sucesso define este primeiro dia”, afirmou. No último dia do evento a diretoria da entidade apresentará o documento que será encaminhado aos candidatos aos poderes executivo e legislativo com as reivindicações da categoria.

Assessoria de Comunicação – CONTRATUH
Imagens: André Lima

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.