Sinthoresca participa de ação mundial contra práticas do McDonald’s

20150224_131927

 

Sinthoresca participa de ação mundial contra práticas do McDonald’s
Durante um evento realizado no dia 24 em São Paulo, em uma coletiva de imprensa Centrais Sindicais, Federações, Confederações e Sindicatos de trabalhadores no setor de serviços lançaram campanha que visa o combate a violações de direitos trabalhistas por parte de empresas de fast food com destaque para a gigante McDonald’s.
A ação reforça a batalha judicial entre entidades sindicais e a empresa que é acusada de descumprir repetidamente decisões judiciais para adequação a leis trabalhistas. A iniciativa no Brasil envolvida na campanha inclui uma ação civil pública contra a rede McDonald’s e a Arcos Dourados, que opera a franquia no Brasil, acusadas de violar direitos trabalhistas e promover concorrência desleal explorando funcionários.
O processo foi aberto na Justiça do Trabalho em Brasília (DF) e abrange todo o país, as denúncias incluem o pagamento de salários abaixo do mínimo permitido, jornadas irregulares, jovens trabalhando em funções e horários não permitidos e fraude de holerites.
Durante o evento trabalhadores do McDonald’s no país falaram sobre as condições de trabalho enquanto em vídeo conferência uma trabalhadora da rede nos Estados Unidos deu declarações sobre a exploração, os baixos salários e a perseguição aos que buscam o sindicato da categoria.
Além da campanha nacional encabeçada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros), Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) entre outras entidades Sindicais, existe ainda uma iniciativa internacional em combate a praticas anti trabalhistas do McDonald’s.
Entre os presentes no lançamento da campanha estava o SEIU (Service Employees International Union), sindicato que representa os trabalhadores da rede de fast food nos Estados Unidos. Seu representante declarou o apoio à ação e afirmou que a luta é global.
O Presidente do Sinthoresca (Sindicado dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Águas de Lindóia e Região), Antonio Carlos, participa da organização da campanha como representante da FETRHOTEL a nível estadual e da CONTRACS a nível nacional, ele afirma ser esta a oportunidade para unir os trabalhadores da categoria no mundo todo contra a exploração:
“Infelizmente a realidade enfrentada pelo trabalhador do McDonald’s na região é quase idêntica em todas as partes do mundo com práticas que violam as leis trabalhistas e nós estamos unidos aos sindicatos e organizações internacionais para por fim a isso”.
No próximo mês Antonio Carlos fará parte da comitiva brasileira que vai a Washington nos Estados Unidos para se reunir com lideranças locais e lançar a campanha por lá, tornando a campanha internacional.

Fonte:assessoria de imprensa do SINTHORESCA

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.